segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
NOTA DE REPÚDIO
Sindjor-MS repudia ato da prefeita de Campo Grande de barrar veículos de imprensa em coletiva
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) vem a público repudiar a atitude da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), de impedir veículos de comunicação da Capital de participarem de coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 15 de dezembro.
Durante a manhã desta segunda-feira, jornalistas do portal Top Mídia News, do Correio do Estado e do site Total News não tiveram sua entrada permitida no Paço Municipal, sede da Prefeitura de Campo Grande, para acompanhar coletiva de imprensa sobre a greve do transporte coletivo.
Jornais que mantêm postura crítica em relação a gestão municipal, trazendo denúncias referentes à administração, tem sofrido retaliações por parte da prefeita.
Ao impedir de forma oficial que vozes dissonantes participem de eventos do Executivo Municipal, para a imprensa, Adriane Lopes comete censura, se distanciando dos valores democráticos e infringindo o princípio constitucional da transparência. A prefeita precisa entender que, como chefe de um Poder, ela está sujeita ao escrutínio da sociedade. É dá democracia. Simples assim!
Sindjor MS
COMUNICADO
O Sindjor MS não terá este ano de 2025, a data base de 1º de dezembro, para negociação salarial com a TV Imaculada de Campo Grande, da Fundação Padre Kolbe (ligada à Igreja Católica), responsável pela administração da TV. Ocorre que, o único jornalista da emissora, deixou o canal e se transferiu para outro emprego. Segundo a Fundação informou o sindicato, não há previsão para a contratação de um outro profissional, uma vez que esta sobrevive de doações. Dessa forma, não há como manter ac data base de 1º de dezembro, pelo menos neste ano. Permanecem então as datas base de 1º de janeiro (portal Campo Grande News), e a de 1º de maio, da qual fazem parte o Grupo TV Morena, a Rede MS Record, as TVs SBT-MS e Guanandi, o portal Midiamax e os jornais impressos Correio do Estado e O Estado MS.
Sindjor MS
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
40º Congresso da FENAJ reúne 250 profissionais e estudantes em defesa do jornalismo; debate chega ao Senado nesta quinta
Abertura do evento em Brasília foi marcada pela intensa participação da categoria e alto nível dos debates; programação segue hoje (11) com ato solene no Congresso Nacional pela PEC do Diploma.
BRASÍLIA, DF – A abertura do 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizada na noite desta quarta-feira (10), confirmou a mobilização da categoria em um momento decisivo para a profissão. O auditório do Sebrae, em Brasília, recebeu cerca de 250 participantes, entre jornalistas profissionais de diversos estados e uma expressiva delegação de estudantes de jornalismo, sinalizando a união entre a experiência de mercado e a futura geração de comunicadores.
O primeiro dia do evento foi marcado pela riqueza dos debates e pela participação ativa dos congressistas, que discutiram os desafios éticos, técnicos e políticos da profissão. O clima foi de engajamento, refletindo a urgência de pautas como a segurança dos profissionais e a regulamentação das plataformas digitais.
A direção da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) avaliou a abertura como uma demonstração de força. A presença maciça da categoria reafirma que, apesar dos ataques recentes à liberdade de imprensa – repudiados veementemente durante a cerimônia –, os jornalistas estão organizados e dispostos a lutar pela valorização do ofício.
Agenda no Senado: A Luta pelo Diploma e Contra a Violência
A programação do Congresso ganha contornos políticos nesta quinta-feira (11). A principal atividade do dia será o deslocamento dos congressistas para o Senado Federal, onde ocorrerá uma audiência Pública com o tema "Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil” e lançamento do Relatório da Violência no Senado.
O ato no Senado também visa sensibilizar os parlamentares para a aprovação da PEC, considerada pela FENAJ a única ferramenta estrutural capaz de garantir a qualidade da informação que chega à sociedade e combater a desinformação profissionalizada.
Após a agenda no Legislativo, os trabalhos retornam ao Sebrae para os painéis técnicos, que seguirão até o encerramento do evento.
O Congresso conta com o patrocínio da Caixa, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Banco do Nordeste (BNB) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além do apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Associação dos Docentes da UnB (Adunb), Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-CE), Sindicato dos Bancários do DF e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
SERVIÇO – DESTAQUES DE HOJE (11/12)
• MANHÃ/TARDE: Ato Solene no Senado Federal.
◦ Pauta: Defesa da PEC do Diploma e Valorização do Jornalista.
◦ Local: Senado Federal - Ala das Comissões.
• PROGRAMAÇÃO TÉCNICA: Painéis e Grupos de Trabalho.
◦ Local: Auditório do Sebrae (SIA Trecho 3).
• INFORMAÇÕES: https://congresso.fenaj.org.br
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
NOTA DE PESAR
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor MS) recebeu com imensa tristeza, a notícia da morte do jornalista Edson Godoy, ocorrida nesta terça-feira, 9, em São José dos Pinhais (PR), onde morava, vítima de infarto, aos 59 anos. O corpo do jornalista será velado e sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande. O velório será a partir das 21h desta quarta-feira, 10, e o sepultamento se dará amanhã, 11, às 9h.
Em Campo Grande, Godoy trabalhou nas TVs Morena, MS Record e Educativa. O Sindjor MS se solidariza com os familiares e amigos do jornalista, nesse momento de dor.
Assinar:
Comentários (Atom)

