O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

COMISSÃO DE ÉTICA

A Comissão de ética é um espaço deliberativo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul, com regimento próprio. Tem como principal função analisar denúncias sobre a conduta profissional dos jornalistas no âmbito do trabalho. A Comissão atua, quando requisitada, com base no Código de Ética dos Jornalistas.

São alguns princípios do Código de ética:

Art. 7o - O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

Art. 9o - É dever do jornalista:
a) Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público.
b) Lutar pela liberdade de pensamento e expressão.
c) Defender o livre exercício da profissão.
d) Valorizar, honrar e dignificar a profissão.
e) Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
a) Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.
b) Tratar com respeito a todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.

Art. 15 - O jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.

Art. 16. O jornalista deve pugnar pelo exercício da soberania nacional, em seus aspectos político, econômico e social, e pela prevalência da vontade da maioria da sociedade, respeitados os direitos das minorias.

Qualquer denúncia a ser apurada pela Comissão deve ser encaminhada ao email: eticasindjorms@gmail.com

Conheça os membros da Comissão de ética do Sindjor-MS:


Marcos Paulo da Silva


Marcos Paulo da Silva é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), trabalhando no Mestrado em Comunicação e no Curso de Jornalismo. Responde atualmente pela Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica da Instituição. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Syracuse, New York, Estados Unidos). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Iniciou a carreira como repórter e redator em veículos de comunicação do interior paulista. Atuou como jornalista na Universidade de São Paulo (HRAC-USP), desenvolvendo atividades de comunicação institucional pública, assessoria de imprensa e projetos editoriais especiais. Realiza pesquisas sobre aspectos teóricos do jornalismo, noticiabilidade, cotidiano e estética da comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS).


Celso Bejarano


Celso Bejarano Júnior é jornalista desde 1991, período que trabalhou como repórter, depois como editor de Cidades do extinto Diário da Serra, em Campo Grande. Ainda na Capital sul-mato-grossense atuou na rádio CBN, gazeta mercantil, chefiou o núcleo de reportagem da TV Guanandi e trabalhou ainda na Televisão Educativa. Em Cuiabá, Capital do Mato Grosso, atuou nos jornais impressos A Gazeta, Diário de Cuiabá e Folha do Estado, além do site Midianews. Na imprensa nacional atual na Folha de São Paulo e tem matérias publicadas no Jornal do Brasil, O Globo e Correio Brasiliense. Também passou pelos principais jornais de Mato Grosso do Sul.



Saul Schramm


Saul Schramm Junior, é natural de Santos (SP).  Fotojornalista chegou a Campo Grande em 1990, onde trabalhou no extinto Diário da  Serra S/A Correio Brasiliense entre os anos de 1990 e 1994, no Jornal O Progresso, no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul de 1996 a 1998, no Jornal Folha do Povo e Governo do Estado 2000 a 2006. Tem publicações em vários jornais e revistas Nacional como O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Extra RJ, Revista DBO Rural, Globo Rural, Revista Isto E, Revista Época. Revista Veja. Desde 2006 Trabalha no Jornal O Estado MS como Repórter Fotográfico e, atualmente, atua como Editor de Fotografia.



Mayara Sá

Mayara Sá é jornalista desde 2003. Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá. Trabalhou por muitos anos em jornal online, passando pelas redações dos jornais Rural Business, Mídia MS e Midiamax. Também trabalhou no jornal impresso O Estado de MS. Como assessora de imprensa prestou serviços a diversas empresas e a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). Atualmente trabalha na assessoria da Prefeitura de Campo Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS


Rua Engenheiro Roberto Mange, 37 - casa 02 - bairro Amambaí - Campo Grande/MS - CEP 79005-420
(Clique na imagem para ampliar o mapa)
Telefone: (67) 3325-5811
Atendimento: 08 às 13 horas
E-mail: sindicatojorms@gmail.com

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

ÁREA DE ATUAÇÃO