O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

CARTEIRAS DE JORNALISTA

CARTEIRA NACIONAL DE JORNALISTA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SINDJOR-MS) intercede junto à Fenaj a confecção da Carteira Nacional de Jornalista. Prevista pela lei n.º 7.084, de 21 de dezembro de 1982, a Carteira Nacional de Jornalista é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-lo o jornalista que tenha registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.



Por meio do SINDJOR-MS, é possível requerer o documento,  apresentando os documentos necessários, que são: Carteira de Identidade ou outro documento que contenha seu número de Registro Geral e data de expedição; Carteira de Trabalho, com a anotação do Registro Profissional e cópia do Diploma ou Certidão de colação de grau em curso superior de Jornalismo, quando o profissional for diplomado. Em caso de renovação, basta apresentar a Carteira Nacional de Jornalista vencida ou a vencer.

A solicitação precisa ser realizada pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com com o assunto SOLICITAÇÃO DE CARTEIRA NACIONAL DE JORNALISTAO e-mail precisa já conter o arquivo com as informações preenchidas, que serão inseridas posteriormente no sistema da Fenaj.

O investimento para a obtenção da carteira é de R$ 400,00 para qualquer jornalista. Contudo, visando estimular a filiação sindical e a manutenção em dia das mensalidades pelos sindicalizados, há um desconto de 75% para os filiados em dia com suas mensalidades. Sendo assim, jornalistas associados adimplentes pagam R$ 100,00 pela confecção da carteira. O valor do desconto é sustentado pelo sistema sindical.

O proponente receberá resposta ao e-mail inicial com dois anexos: o boleto a ser pago, e o formulário definitivo com os dados inseridos - este precisa ser conferido pelo proponente. Caso haja divergências, a correção deve ser solicitada imediatamente, por e-mail. Um novo formulário será enviado ao proponente.

Na sequência, o proponente deverá entregar pessoalmente, em horário e local combinado, a cópia dos documentos solicitados e via impressa do formulário com dados conferidos. Nesta ocasião, membro da diretoria do SINDJOR-MS também coletará a digital necessária para submeter o formulário à Fenaj.

O prazo de entregue varia entre 15 a 20 dias úteis, podendo ser entregue mais cedo.


CARTEIRA INTERNACIONAL DE JORNALISTA

A carteira internacional de jornalista é da FIJ (Federação Internacional de Jornalistas) e emitida pela FENAJ. Para obtê-la, por exigência da FIJ, o jornalista precisa estar sindicalizado e preencher um formulário fornecido pelos Sindicatos NESTE LINK. É necessário ainda, anexar cópia da carteira de jornalista nacional, na validade, e uma foto 3×4.

A carteira internacional é o documento de identificação do jornalista no exterior. O titular da cédula internacional tem benefícios – desconto ou gratuidade – no ingresso de cinema, museus, espetáculos, etc, que variam de país a país. Outra finalidade importante do documento é facilitar o acesso às entidades sindicais filiadas à FIJ e a eventos profissionais.

Dessa forma, fica mais fácil encaminhar solução de problemas que possam surgir quando o jornalista está em outro país. O custo da carteira da FIJ é DE 55 Euros, fornecida APENAS para jornalistas sindicalizados e adimplentes.

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO