Na próxima quinta-feira (30), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), irá lançar a Cartilha de Comunicação e Linguagem LGBT. O material é voltado para jornalistas e advogados e aborda a utilização correta de terminologias relacionadas à comunidade LGBT e será disponibilizado para consulta no site da OAB/MS. O evento de lançamento acontece às 9 horas, no Plenário da OAB/MS.
A criação do material partiu de uma iniciativa da Comissão da Diversidade Sexual e conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas no Estado (SindJor-MS). “Nossa intenção é colaborar na disseminação de conceitos que possam esclarecer a população e não incitar o preconceito. A cartilha irá cumprir um papel social de orientar a população sobre a importância das denominações corretas, além de alertar sobre a violação de diretos”, explicou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.
Além de pontuar o uso de terminologias pelos profissionais de comunicação, a cartilha traz orientações ainda para evitar, por parte dos advogados, a abordagem errada em procedimentos e inquéritos. “O papel do advogado está justamente em promover a superação de preconceitos”, alertou Júlio Cesar. O presidente da Comissão, Júlio Cesar Valcanaia, complementa que o material foi elaborado a partir da contribuição da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário