O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Seminário discute desafios das negociações coletivas dos jornalistas

Nos dias 6 e 7 de novembro a FENAJ realizou em São Paulo, em parceria com a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), a Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC) e com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o 2º Seminário Sindical de Negociação Salarial. Voltado à formação e capacitação dos dirigentes da categoria, o evento contribuiu para a elaboração de estratégias, unificação das pautas para as negociações coletivas e fortalecimento do movimento sindical dos jornalistas. (LEIA MAIS)

O evento contou com 60 participantes, entre dirigentes da FENAJ, representantes de 24 Sindicatos de Jornalistas e do Escritório Regional da FIJ para a América Latina. No primeiro dia os debates contaram com as contribuições do economistaMárcio Pochmann, que fez uma análise da conjuntura econômica e política do país, e do desembargador Davi Furtado Meireles, que abordou os aspectos jurídicos da negociação coletiva.

Já no segundo dia, Camila Ikuta, representante do Dieese, traçou um quadro geral das negociações coletivas nacionalmente e as perspectivas de negociação para o 2º semestre de 2015. Depois Carlos de Souza, secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), apresentou um relato histórico dos 30 anos de lutas dos bancários para conquistarem um processo unificado de negociação coletiva nacional.

A parte final do evento foi dedicada a relatos dos dirigentes dos Sindicatos de Jornalistas sobre as negociações, os principais problemas enfrentados e quais as principais conquistas nos estados. A partir das contribuições, uma Comissão Nacional foi constituída para, sob a coordenação da Comissão de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, elaborar uma pauta-padrão para as negociações coletivas dos jornalistas brasileiros.

Para o presidente da FENAJ, Celso Schröder, o evento superou todas as expectativas. “Os representantes dos sindicatos da categoria foram unanimes na avaliação da profundidade dos debates, e na importância desta atividade patrocinada pela FIJ”, disse, destacando que a atividade contribuiu para uma maior preparação do movimento sindical da categoria no enfrentamento de um cenário de precarização das relações trabalhistas e de grandes mudanças no mercado de trabalho dos jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS


Rua Engenheiro Roberto Mange, 37 - casa 02 - bairro Amambaí - Campo Grande/MS - CEP 79005-420
(Clique na imagem para ampliar o mapa)
Telefone: (67) 3325-5811
Atendimento: 08 às 13 horas
E-mail: sindicatojorms@gmail.com

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

ÁREA DE ATUAÇÃO