O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Negociações salariais em Dourados frustram jornalistas


As negociações para renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) cuja data base é maio têm frustrado os jornalistas de Dourados. Por enquanto só se tem uma proposta concreta: a da RIT que ofereceu o IPCA do período de 9.96% no piso e nada mais. Em anos anteriores ela pelo menos reajustou o ticket alimentação (leia mais...)

A TV Morena acena com um índice ainda menor: 7%, mas o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (SINJORGRAN) ainda não recebeu o comunicado da empresa. Esse índice foi anunciado internamente.

O Jornal O Progresso com o qual o sindicato não consegue fazer negociação desde 2005 por conta das pressões internas pelo segundo ano consecutivo ventila não corrigir os salários.

No site douradosnews o acordo também está emperrado e a empresa acena com zero.

No Diário MS a situação é ainda pior porque há atrasos salariais de até quatro meses, problema que se arrasta há mais de um ano e há várias denúncias encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Em junho de 2015 o SINJORGRAN convocou assembleia com os jornalistas da empresa para se iniciar uma greve ou se tomar outras providências, mas os presentes decidiram aguardar que a situação financeira da empresa melhorasse temendo que uma mobilização só piorasse a situação.

O sindicato tem se colocado à disposição da categoria, estimulado os jornalistas a serem mais combativos enquanto categoria. Ao longo da última década as empresas só têm reposto os índices oficiais, com exceção da RIT que incorporou a proposta de anuênio.

A TV Morena, por sua vez, oferece participação nos lucros que equivale quase a um 14º salário.

O SINJORGRAN não tem acordo com as demais empresas, de menor porte, por falta de interesse da parte laboral.

No geral, todos temem as demissões ou outras formas de retaliação.

O SINJORGRAN entende que o jornalista está sendo chamado para pagar o pato da crise; que falta compromisso com o capital humano; com os jornalistas que são os esteios dessas empresas sem menosprezar as outras categorias envolvidas.

Falta também melhor gestão no sentido de se prevenir contra eventuais crises e evitar o desânimo e o desgaste na data base.

Mesmo porque em períodos de prosperidade não se obtém ganho real e sempre culpa-se a crise como se o jornalista também não sofresse as consequências com o achatamento salarial e a precarização.

O sindicato discute alternativas para enfrentar essa situação, incluindo as convocações de mesas redondas no Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e ações na justiça.

(Notícia originalmente publicada pelo Sinjorgran-Dourados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO