Se tem um assunto que provoca interrogações, e uma certa angústia, nas redações, é o suicídio como pauta. Quem de nós, jornalistas, já não viveu o dilema de não saber como tratar do assunto sem sensacionalismo, e com respeito às vítimas e às famílias? O aumento dos casos, ou a divulgação maior deles, e principalmente a disseminação de informações via internet, sem qualquer controle, tornou essa uma pauta que exige cada vez mais do jornalista conhecimento para lidar com o tema e exercer com competência a função social, seja de esclarecimento da comunidade, seja de contribuir para o debate sobre a prevenção de doenças que predispõe ao suicídio.
É por isso que o SINDJOR-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) realiza, no próximo dia 8 de junho (quinta-feira), o Workshop “Suicídio na Pauta Jornalistica”, em parceria com o HUMAP (Hospital Universário Maria Aparecida Pedrossian). O evento está marcado para as 19h, no Anfiteatro I do Complexo Multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O hospital é responsável pelo Curso em Prevenção ao Suicídio, coordenador pelo professor Edilson dos Reis, especialista no assunto, que falará sobre a importância de se noticiar, mas da forma correta, os casos. Durante o evento, voltado a profissionais e estudantes, tambem será apresentado o trabalho dos jornalistas Patrick Alif Batista e Victor Hugo S.Perei, autores do livro “Espelhos quebrados: dor, sofrimento, vida e morte na linguagem suicida”.
A mediação será feita pelo jornalista e secretário geral do SINDJOR-MS, Guilherme Cavalcante. O worskshop é gratuito e haverá expedição de certificado. Não é necessário fazer inscrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário