O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

sábado, 28 de março de 2020

Coronavírus: Sindjor/MS faz levantamento sobre condições de trabalho dos jornalistas frente à pandemia

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor/MS) realizou um levantamento junto aos principais veículos de imprensa de Campo Grande para saber se, em tempos de coronavírus, as empresas estão dando devida proteção aos profissionais, dentro dos protocolos orientados pelas autoridades de saúde. 

O sindicato já havia dado uma série de orientações de medidas preventivas a serem seguidas dentro dos ambientes de trabalho, dentre elas a readequação do trabalho jornalístico com a realização de home-office no maior número de atividades e funções possíveis, e afastamento imediato para quarentena de qualquer jornalista que apresente sintomas compatíveis com a doença ou tenha tido contato próximo e recente com pessoa testada como positiva para o Covid-19. 

No levantamento, foram ouvidos colegas, selecionados aleatoriamente, das empresas com maior número de jornalistas da Capital, que explicaram como as suas respectivas organizações estão procedendo frente à pandemia. Conforme foi apurado, a rigor, todos os veículos consultados adotaram medidas para preservar a saúde dos profissionais e evitar a proliferação do vírus. 

Em todos eles, estão sendo disponibilizados materiais de higiene e limpeza, como álcool em gel e flanelas, além de serem reforçados os procedimentos de higienização em mesas, bancadas e carros, dentre outros materiais de uso coletivo. No caso de TVs, também não está se compartilhando equipamentos no geral, e no caso dos microfones, são desinfectados imediatamente após o uso. Além disso, nas matérias externas, os repórteres de todos os veículos foram orientados a guardarem distância dos entrevistados e priorizarem locais abertos e ao ar livre. 

Confira o levantamento completo: 

Jornais online 

Os jornais online, como Campo Grande News, Midiamax, Top Mídia News e Diário Digital se adaptaram aos protocolos.

- O Campo Grande News dividiu as turmas em duas salas, para não haver aglomeração, e já prepara uma escala especial para reduzir ainda mais o número de profissionais na redação. Outra medida, é que somente são permitidas reportagens externas, aquelas que forem de caráter urgente.  A maioria das matérias, é feita por telefone.   

- Os online Midiamax e o TopMídiaNews colocaram os seus jornalistas no sistema home-office. Nos dois veículos, apenas dois ou três profissionais ficam na redação.

- O Diário digital, desde o dia 23 deste mês, está com parte de sua equipe de profissionais trabalhando em casa. Já os fotógrafos e motoristas permanecem na empresa. Todas as providências de higiene e limpeza foram adotadas.

 
Televisão  

- A TV MS Record, desde o dia 23 também, passou a distribuir os jornalistas em várias salas. Repórteres e cinegrafistas, depois que saem da empresa para coberturas externas, não retornam à sede, e deixam textos e fitas com as matérias em um local designado. 

- TV Morena: A partir da última sexta-feira (20) adotou o sistema de home-office para os profissionais da redação. Os repórteres e cinegrafistas também não poderão retornar à redação depois que saem para as reportagens, e deixam os materiais em local designado. A comunicação com a equipe é feita através de celular. O Portal G1, do mesmo grupo, também está adotando medidas semelhantes. 

- TV SBT-MS: Para não haver aglomeração, a produção evita trazer entrevistados para o estúdio. Entrevistas externas são feitas em espaço aberto. O esquema começou no dia 16 último. 

- TVI: Reduziu reportagens externas e entrevistas de estúdio. No caso das entrevistas, a redução foi de mais de 80%. Foi reduzido também o número de equipes nos plantões de fim de semana, que de quatro, foi para apenas uma equipe.

Jornais impressos 

- Correio do Estado:  O grupo colocou em prática desde o dia 18 de março os novos procedimentos, com escala especial: um dia, metade da equipe trabalha em casa, e a outra metade, na redação. No dia seguinte, inverte. 

 - O Estado MS: Adotou o mesmo rodízio que o Correio do Estado: metade em casa, metade na redação. Mas essa inversão se dá semanalmente. O processo iniciou no dia 19 de março. 

Rádios 

- CBN Campo Grande: A Rádio criou uma comissão de gerenciamento de crises. As medidas adotadas desde o dia 16 de março, foram: reduzir o fluxo de pessoas na redação, com escalas especiais; priorizar entrevistas por telefone, e evitar ao máximo coberturas externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO