Alexsandre de Carvalho Oliveira, advogado da coligação do Democratas, de Sonora, no interior do Estado, tentou impedir a entrada do repórter Éder Pereira, do Online Idest, nas dependências da Câmara Municipal, no domingo,13. O jornalista fora cobrir as duas convenções partidárias – a do Democratas e a do PSDB – que ali foram realizadas.
Como o profissional foi segurado e também empurrado por Alexsandre, o ato gerou discussão, e um Boletim de Ocorrência foi registrado pela Polícia Militar, que atendeu o caso. Segundo o BO, a justificativa do advogado (que também é funcionário da prefeitura de Sonora) para barrar a entrada do repórter foi a de que o evento era particular e somente filiados poderiam ter acesso às convenções. Entretanto, apesar da tentativa de barrar o jornalista do Idest, este conseguiu entrar e realizar o seu trabalho.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) repudia a atitude do advogado. Ao contrário de sua alegação, as convenções partidárias têm caráter público; os partidos têm de dar publicidade, e a imprensa não pode ser impedida de registar esses eventos políticos partidários, sob qualquer pretexto.
Esse tipo de ação, que ofende a liberdade de imprensa e o direito à informação, tem de ser rechaçado veementemente. Daqui a alguns dias, a campanha eleitoral para o pleito de novembro terá início, e episódios como esse, de Sonora, não podem virar rotina. Eleição faz parte da democracia, e a imprensa é um dos elementos fiscalizadores para que todo o processo eleitoral seja transparente.
A Direção
Nenhum comentário:
Postar um comentário