O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Nota de Repúdio do Sindjor MS e Fenaj


 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), repudiam veemente o ato da Polícia Civil do Estado que intimou a jornalista Geisy Garnes, do veículo Campo Grande News, de Campo Grande, após publicação de reportagem sobre um desentendimento entre o delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Geraldo Garcia, e a também delegada Daniela Kades. A repórter foi convocada a prestar esclarecimentos sobre o áudio da discussão, divulgado pelo Campo Grande News, e tem sido pressionada a divulgar a fonte da informação, o que fere severamente o previsto na Constituição Cidadã de 1988 que garante aos jornalistas o sigilo da fonte.

O Sindjor-MS e a Fenaj ressaltam que o ato da polícia vai na contramão do Art. 5º, inciso XIV, da Constituição, que afirma taxativamente que “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”, em especial por considerar o interesse público da divulgação em questão. Da mesma forma, o Art. 220, § 1º, da carta magna destaca que “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”.

Portanto, as duas entidades entendem que tal iniciativa da autoridade policial deve ter também o repúdio de todos os setores da sociedade – a quem clama apoio a esta manifestação –, pois igualmente ataca o direto constitucional à informação. Tentar intimidar e pressionar a jornalista e o veículo Campo Grande News vai contra os princípios da democracia. Afinal, nunca é tarde lembrar, não existe democracia sem imprensa livre.

O Sindjor MS e a Fenaj, por meio de suas Diretorias, solidarizam-se com a colega Geisy Garnes e com o veículo Campo Grande News, colocando-se à disposição também para o amparo jurídico.

 

Campo Grande (MS), 3 de dezembro de 2021.

Sindicado dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS)

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO