O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Sindjor MS e Fenaj reforçam orientação para a proteção aos jornalistas, no segundo turno das eleições

 


 Domingo, dia 30, teremos o segundo turno das eleições para presidente da República, e para governador (estas, em alguns Estados, caso de Mato Grosso do Sul). O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor MS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), têm acompanhado com preocupação o crescimento da violência política no Brasil, assim como seus desdobramentos no tocante à liberdade de imprensa, a partir da institucionalização da violência contra as/os trabalhadoras/es da mídia, em especial as/os jornalistas.

 Com o objetivo de garantir a segurança e a integridade física dos profissionais de imprensa que estarão trabalhando nesta reta final da campanha eleitoral, e no dia da votação (30), contra qualquer tipo de violência que venham a sofrer, as duas entidades renovam aos veículos de comunicação de MS, as orientações enviadas por ofício às empresas, quando do primeiro turno das eleições (2 de outubro), para que adotem, na segunda rodada do pleito, as medidas sugeridas para a proteção aos profissionais de imprensa.

No domingo, dia da votação em segundo turno, o Sindjor MS manterá um plantão para atender as/os profissionais que venham a sofrer algum tipo de violência. Qualquer ocorrência, ligar para um desses celulares: 99648-5400, 99211-3420 e 99651-8284.

São estas, as recomendações enviadas às empresas:

1. Os (as) trabalhadores (as) que venham a atuar na cobertura dessa reta final de campanha, e no dia da votação (30 de outubro) - sejam repórteres ou repórteres-fotográficos e repórteres-cinematográficos – não o façam sozinhos, tendo em vista o risco de serem atacados durante o cumprimento de tarefas jornalísticas. As empresas devem, portanto, escalar profissionais auxiliares para garantir que alguém possa cuidar do entorno e da integridade dos profissionais enquanto estes estiverem ocupados e desatentos. Observamos, neste sentido, que profissionais de imagem costumam ser as principais vítimas de ataques cometidos contra jornalistas em meio à cobertura.

2. As empresas devem, ainda, estudar e adotar as medidas protetivas que se façam necessárias ao mensurar os riscos de exercício da atividade na ocasião. Por exemplo: solicitar apoio de agentes de segurança pública; providenciar equipamentos de segurança (Exemplo: capacete, coletes, máscaras de gás e óculos de segurança); garantir que os profissionais possam contar com a possibilidade de deslocamento rápido em caso de tumulto; garantir que os profissionais disponham de dispositivos de comunicação em adequadas condições de uso; designar profissionais preparados e baseados na redação para coordenar a adoção das medidas de segurança que se façam necessárias, etc...

3. Em caso de ataques contra jornalistas, as empresas devem orientar os trabalhadores para que procurem o Sindjor MS (contatos acima), bem como para que realizem o devido registro da ocorrência junto à Polícia Civil.

4. Casos de ameaças prévias a jornalistas e/ou a veículos de Comunicação devem ser comunicados às autoridades competentes o mais rápido possível e devem ainda motivar a adoção de medidas específicas por parte das empresas.

 

A Direção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO