O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

domingo, 31 de maio de 2015

FENAJ e FNPJ apresentam proposta de parâmetros para projetos de estágio em Jornalismo

Já estão disponíveis para consulta as orientações conjuntas da FENAJ e FNPJ para os regulamentos de estágio supervisionado das escolas de Jornalismo . O documento foi elaborado com o objetivo de contribuir com a adequação dos Cursos de Jornalismo do país às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).


CLIQUE AQUI PARA LER O DOCUMENTO

As entidades resgatam que, por lei, continua proibido o estágio em Jornalismo se desenvolvido de forma a explorar e aviltar a mão-de-obra, conforme prevê a regulamentação da profissão de jornalista. O Decreto 83.284, de 13/03/79, em seu Artigo 19, aponta que “Constitui fraude a prestação de serviços profissionais gratuitos, ou com pagamentos simbólicos, sob pretexto de estágio, bolsa de estudo, bolsa de complementação, convênio ou qualquer outra modalidade, em desrespeito à legislação trabalhista e a este regulamento”.

Destacam, também, que historicamente as entidades do campo do Jornalismo defendem a não obrigatoriedade do estágio, mas sim a sua realização dentro de critérios de qualificação da formação profissional dos jornalistas.

Com as novas DCNs, o estágio acadêmico supervisionado voltou a ser obrigatório, mas incorporando, nas suas determinações gerais, critérios preconizados no Programa de Qualidade e demais posições do FNPJ e da FENAJ. As DCNs também preveem que, para elaboração do projeto de estágio curricular supervisionado (obrigatório), os Cursos de Jornalismo observem a legislação, bem como as recomendações das entidades profissionais do campo.

Por isso, o FNPJ e a FENAJ, seguindo seus compromissos históricos com a defesa da qualidade do ensino, trabalharam durante meses para apresentar e subsidiar Cursos e Sindicatos com as orientações como base para elaboração e desenvolvimento de seus Regulamentos de Estágio Supervisionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS


Rua Engenheiro Roberto Mange, 37 - casa 02 - bairro Amambaí - Campo Grande/MS - CEP 79005-420
(Clique na imagem para ampliar o mapa)
Telefone: (67) 3325-5811
Atendimento: 08 às 13 horas
E-mail: sindicatojorms@gmail.com

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

ÁREA DE ATUAÇÃO