Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) reforçaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o pedido para a votação imediata da Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Eles foram recebidos por Cunha em audiência, no final da manhã de terça-feira (11/8), na companhia do deputado Hugo Leal (PROS/RJ), relator da PEC do Diploma dos Jornalistas na Câmara.
O presidente da Câmara dos Deputados reafirmou o compromisso já assumido com a FENAJ de colocar a PEC 206/2012 (já aprovada no Senado) em votação. Ele disse, entretanto, que devido à "pauta tumultuada" da casa não pode precisar quando, mas que certamente será neste semestre. Ao ser questionado pelo deputado Hugo Leal se não seria possível acenar para a segunda quinzena de setembro, Cunha respondeu: "não sei. Pode até ser antes disso".
Segundo ele, é preciso esvaziar a pauta da Câmara dos Deputados de temas polêmicos, como a redução da maioridade penal, já aprovada em primeira votação e que espera o segundo escrutínio. Cunha reforçou, no entanto, que a PEC dos Jornalistas está na pauta da casa e que será votada neste ano.
A vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga, disse ao presidente da Câmara que a Federação e seus Sindicatos estão mobilizados pela aprovação da PEC e que já conversaram com todos os líderes partidários e com a maioria dos 513 deputados para pedir apoio à causa dos jornalistas. Cerca de 93% da manifestações de voto dos deputados são favoráveis à PEC.
A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas vão continuar em contato com os deputados para garantir o apoio à PEC e o voto de cada parlamentar. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, ela precisa de 2/3 dos votos para ser aprovada, o que significa voto favorável de 308 deputados.
Também participaram da audiência na Presidência da Câmara a tesoureira da FENAJ, Suzana Tatagiba, o diretor de Relações Institucionais, José Carlos Torves, e o diretor regional Centro-Oeste, Wanderlei Pozzembom.
Fonte: Fenaj
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário