Na presença de jornalistas e representantes de movimentos sociais, a nova diretoria do SindJor-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) tomou posse na última sexta-feira, 12 de agosto. A solenidade ocorreu na ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública).
A chapa “Ocupa SindJor” foi eleita no dia 28 de junho e ficará à frente do sindicato no triênio 2016-2019. O grupo reune representantes de redações, assessorias de de comunicação e docentes de jornalismo. Na presidência, assume Marta Ferreira. Formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a jornalista já trabalhou em todas as frentes da área. O professor de jornalismo da Federal, Edson Silva, ocupará a vice-presidência.
Conforme a presidente, a gestão terá como principal objetivo fortalecer a categoria em torno da valorização profissional. "Não queremos apenas reivindicar direitos ou representar legalmente o sindicato. Nós queremos reunir a categoria, valorizar a profissão, ocupar o espaço que a gente tem de alto valor social na produção de informação, contribuir para que este valor seja reconhecido e ajudar a construir a informação de uma forma que seja mais bem aproveitada pela sociedade", afirmou.
A solenidade contou com apresentação musical da jornalista, Méri Oliveira, da banda Big Mama Blues. A canção escolhida não poderia ser mais propícia ao momento: Mercedes Benz, de Janis Joplin.
Em seguida, a advogada do Sindjor-MS, Priscila Arraes, utilizou o microfone para ressaltar a importância do fortalecimento do sindicado, especialmente no atual momento, em que diversos direitos trabalhistas estão sendo ameaçados por projetos em trâmite na Câmara de Deputados e Senado Federal.
Também fizeram uso da palavra o membro da Comissão de Ética, Celso Bejarano, o vice-presidente, Edson Silva e o ex-presidente do Sindjor-MS, Geraldo Duarte. Na ocasião, também foi feito o convite à categoria para participação de um ato político-cultural, que ocorrerá no próximo dia 10 de setembro.
Registraram presença no evento a superintendente de Comunicação da Prefeitura de Campo Grande, Márcia Sherer, o presidente da ACP, Lucílio Nobre, o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli..
Quem assume?
Diretoria executiva: Presidente: Marta Ferreira de Jesus; Vice-presidente: Edson Silva; Secretaria Geral: Guilherme Ary Rocha Cavalcante; Diretor Financeiro: Ítalo Milhomem Santos Zikemura; Diretora de Comunicação: Tainá Mendes Jara; Diretora de Eventos: Marli do Nascimento (licenciada).
Suplentes: Wendy dos Santos Tonhati; Diogo Gonçalves Vieira; Daniela Santos Benante; Geraldo Duarte Ferreira.
Conselho fiscal: Fernando Augusto Figueiredo da Mata Zanon; Mayara Bueno Farias; Maristela Yule de Queiroz.
Suplentes: Luiz Alberto Louveira; Osni Aparecido Miranda.
Comissão de ética: Marcos Paulo da Silva; Celso Bejarano Júnior; Mayara Sá Chaves; Saul Schramm Junior; Raimundo Dias.
Onde e quando?Na ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), localizada na Rua Sete de Setembro, 693, Centro de Campo Grande, na sexta-feira (12).
Que bom ver colegas que, quando cheguei a Campo Grande pra atura na TV Morena, ainda eram universitários. Mesclando juventude e experiência essa diretoria tem tudo pra fazer história.
ResponderExcluir