Caros companheiros e caras companheiras,
Inicialmente, agradecemos a todos/as pelo empenho nas mobilizações contra a MP 905, em especial, no Dia Nacional de Luta, que organizamos em 4 de dezembro. A Diretoria-Executiva da FENAJ avaliou como muito potentes as manifestações ocorridas e, certamente, isso se deveu ao esforço coletivo.
Também foi avaliada positivamente a audiência pública, realizada na Câmara dos Deputados dia 11 de dezembro, com participação da FENAJ e da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) na mesa, de dirigentes da FENAJ, da Fitert e do Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal, no plenário, e de apoiadores, jornalistas e estudantes. Todas as atividades foram amplamente divulgadas pela FENAJ, reforçando nossa mobilização também nas redes sociais.
Informamos que, no mesmo dia da audiência pública, foi instalada a Comissão Mista (deputados e senadores) que vai analisar a MP 905. E, ainda que estejamos próximos ao recesso legislativo, precisamos manter nossa mobilização.
A Executiva da FENAJ orienta os Sindicatos Filiados e seus diretores a aproveitarem o recesso legislativo e a presença dos deputados e senadores em seus Estados de origem para fazer o trabalho de convencimento político. Ainda que haja pausa, em razão das festas de fim de ano, é preciso buscar o apoio dos deputados e senadores contra a MP 905 e, especialmente, contra os artigos que atingem os jornalistas.
Os integrantes da Comissão Mista devem ser priorizados, mas é importante que todos/as parlamentares sejam contatos em suas bases. Sugerimos que, sempre que possível, esse trabalho seja feito em parceria com outras categorias atingidas pela MP 905.
De sua parte, a Executiva já fez uma primeira reunião com o relator Christino Áureo (PP/AC), que não se comprometeu, mas abriu um canal de interlocução com a FENAJ e já acenou que a tendência é deixar de fora os artigos que atacam as profissões. A Executiva vai manter os contatos, assim como vai procurar também o presidente e o vice-presidente da Comissão Mista, respectivamente, senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e deputado Lucas Vergílio (Solidariedade/GO). Também vai garantir a promover a instalação do GT de Mobilização contra a MP 905, criado durante o Seminário de Planejamento.
Ressaltamos, entretanto, a importância do trabalho de base dos Sindicatos e dos dirigentes em cada Estado e no Distrito Federal, durante o recesso legislativo.
Saudações sindicais!
Maria José Braga
Presidenta da FENAJ
Nota do Sindjor MS: O único representante de MS na Comissão Mista, é a senadora Soraia Tronicke (PSL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário