O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

sexta-feira, 1 de maio de 2020

SINDJOR-MS E O DIA DO TRABALHADOR: EM TEMPOS DE PANDEMIA, A PALAVRA DE ORDEM É SOLIDARIEDADE



Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, nós, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), saudamos todos os colegas jornalistas do estado. Não há o que comemorar, infelizmente. O Brasil e o mundo todo experimentam uma pandemia do coronavírus e estão em isolamento social, única forma, por enquanto, de evitar o contágio.  Para qualquer lado que se olhe, só se vê dor e sofrimento, uma enormidade de pessoas respirando por aparelhos nos hospitais e outras milhares sendo enterradas, sem que suas famílias possam dar o último adeus.

Mas uma legião de trabalhadore/as essenciais está nas ruas e nos hospitais, prestando serviços, para que o restante da população fique em casa, com tranquilidade e segurança, a despeito de estarem, esses profissionais, expostos à doença. Os jornalistas estão entre esses trabalhadore/as. Num cenário em que ainda não há vacina nem remédio, a informação é uma das principais armas no combate à Covid-19.

Apesar de, diariamente, serem agredidos e desvalorizados por um presidente insano, os jornalistas estão na linha de frente, levando informação, orientação e prestando serviços à população, ao lado de outro/as trabalhadore/as, como os da saúde e da polícia; coletores de lixo, motoentregadores, entre outras profissões essenciais. Não apenas demonstram profissionalismo, mas, acima de tudo, amor, solidariedade, compaixão, respeito e empatia pelo outro – e o fazem com altivez e orgulho. Esses sentimentos são o que o/as movem, mesmo que muito/as deles tenham tombado na luta, vencido/as pelo vírus letal.

Mesmo com todo esse esforço, jornalistas e trabalhadore/as de outras profissões, além da tensão, ainda enfrentam o temor de demissões (que já estão ocorrendo) ou de redução de jornada e de salário. As empresas são amparadas por Medidas Provisórias que, a pretexto da pandemia e da economia, só protegem o capital, em detrimento de direitos do/as trabalhadore/as.

Na contramão desses heróis e heroínas trabalhadores, está um presidente que joga sujo e contra o país, massacrando sua população e agindo contra todas as recomendações das autoridades sanitárias do mundo inteiro, para as quais o isolamento social é extremamente necessário à contenção da disseminação do contágio. Esse indivíduo sai às ruas a abraçar os seus também insanos apoiadores, contribuindo assim para o aumento dos casos de contaminação. Comprometido somente com os interesses do mercado financeiro e dos empresários, ele quer a reabertura do comércio. “E daí?”, responde, quando perguntado sobre a montanha de mortos no Brasil, causada pelo coronavírus. Essa é a resposta de alguém desprovido de sentimentos de empatia.  

A gestão Resistir e Avançar do Sindjor-MS reverencia todos o/as jornalistas e demais profissionais neste Dia do Trabalhador. Estamos atentos e atuando em favor da nossa categoria, que já começa a sofrer com a redução de salários e suspensão de contratos. Vamos buscar todas as brechas para, no mínimo, mitigar os prejuízos ao/às profissionais. As famílias das vítimas da Covid-19, recebam a nossa solidariedade.

Vamos lutar para que, depois que essa tormenta passar, um novo mundo venha a surgir: mais humano e solidário, com a força do/as trabalhadore/as.

Diretoria do Sindjor-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO