O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Sindjor-MS retoma o Censo de Jornalistas de Mato Grosso do Sul

Como parte das ações em comemoração ao primeiro ano de gestão, a gestão Resistir & Avançar do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) retoma o Censo de Jornalistas MS, sua primeira ação após assumir o sindicato.  O censo é uma pesquisa para traçar o perfil dos profissionais do Estado e fazer um mapeamento da atividade jornalística em MS, mas foi interrompido devido à baixa adesão na época.

A pesquisa é importante para o Sindjor-MS entender quais foram as principais mudanças no panorama profissional no estado, quem é o jornalista de Mato Grosso do Sul, onde está e o que quer, além de suas necessidades enquanto profissional. O resultado do levantamento servirá para nortear as ações do Sindjor, que incluem negociações salariais, debates e ações de integração. 

 

Lançada em 2019, visava dar continuidade ao primeiro censo organizado pela gestão anterior, divulgado em 2017. O último censo concluiu que os profissionais da época eram majoritariamente formados, do sexo feminino e celetistas, e a nova gestão pretendia analisar as diferenças dos resultados desse período de dois anos, o que serviria de base para as ações da instituição. 

 

O questionário esteve aberto de outubro de 2019 a janeiro de 2020, ao qual apenas 154 jornalistas responderam, número muito inferior ao censo anterior, que reuniu 308 respostas em todo o estado.  “Precisamos fazer uma amostra que esteja dentro da realidade e que pegue jornalistas de todas as regiões do estado, para a gente ter dados que sejam confiáveis e reflitam a realidade do mercado”, destaca Caroline Carvalho, diretora de comunicação do Sindjor-MS. 

 

O censo é um documento on-line, sem identificação prévia obrigatória, um questionário que pode ser preenchido em menos de cinco minutos. Ele contém perguntas importantes, como tempo de trabalho do jornalista no mercado, horas diárias trabalhadas, contrato de trabalho, salário, benefícios, entre outras, que ajudarão o sindicato a traçar um panorama profissional para guiar as futuras ações da entidade.

 

Além disso, o questionário conta também com perguntas mais específicas, como identidade de gênero, cor, orientação sexual e se o profissional já sofreu assédio moral e/ou discriminação no ambiente de trabalho, assim como um campo de sugestões para a entidade. Esse novo censo é mais ampliado do que o primeiro. “É importante a gente saber todos esses dados para poder entender com quem está falando. Porque a nossa base é muito grande, então é necessário saber o perfil dessas pessoas que a gente representa, para que isso balize as ações do sindicato”, ressalta a diretora.

 

Após a coleta e análise dos dados, o resultado será publicado pelo Sindjor-MS para que os profissionais possam conhecer melhor o panorama do mercado de trabalho de jornalismo em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa será realizada até o dia 18 de dezembro. Acesse o questionário on-line através do link: http://bit.ly/censojor2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO