O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) está se reunindo, desde terça-feira (3), com os candidatos à prefeitura de Campo Grande para entregar, pessoalmente, uma carta elaborada pela entidade com algumas reivindicações de políticas públicas de comunicação em nome da categoria.
Com o propósito de tornar a comunicação pública mais acessível e democrática, o sindicato reivindica o compromisso de cada candidato ou candidata com o exercício de uma gestão que dialogue com todos os cidadãos e cidadãs da Capital, nos mais diferentes bairros, das periferias ao centro, para fortalecer o exercício de uma comunicação ampla e plural.
Com base nisso, uma das propostas é a criação do Conselho Municipal de Comunicação, órgão mediador de ações para fortalecer a comunicação e defender os interesses da população. O órgão, composto por membros da sociedade civil e representantes das categorias profissionais da área de comunicação, seria responsável pela discussão e criação de projetos que incentivem políticas públicas de comunicação no âmbito municipal.
Além disso, o Sindjor/MS sugere que seja realizado, com urgência, concurso público para admissão de jornalistas nos diversos setores da administração pública municipal. Conforme apurado pela entidade, o executivo municipal não realiza concurso para Técnico em Comunicação Social há 31 anos, e mesmo no referido processo, não houve convocação dos candidatos aprovados.
Na pauta, também é proposto a democratização das verbas municipais aos veículos de comunicação, com a distribuição de ao menos 20% da publicidade oficial do executivo para a publicação de anúncios, editais e campanhas em jornais de bairros, além de rádios e TVs comunitárias.
Por fim, em tempos de aulas remotas e teletrabalho, por conta da pandemia de COVID-19, os problemas se amplificaram e, por isso, a carta reforça a necessidade de que seja democratizado o acesso à internet, com instalação de telecentros de acesso à rede em praças, centros de convivência, associações de bairros e outros espaços públicos, com prioridade aos bairros de periferia.
Até o momento, já foram realizadas reuniões para apresentação da carta com os seguintes candidatos: Cris Duarte (PSOL), Pedro Kemp (PT), Thiago Assad (PCO) e Vinicius Siqueira (PSL). Os possíveis futuros gestores Dagoberto Nogueira (PDT), Esacheu Nascimento (PP), Guto Scarpanti (Novo) e Marcelo Bluma (PV) também confirmaram reunião com o Sindjor/MS para apresentação das propostas ainda esta semana.
Confira a carta na íntegra pelo link: https://bit.ly/3oRull5
Nenhum comentário:
Postar um comentário