O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

SOBRE A PANDEMIA E O PAPEL DO SINDJOR-MS

Nota pública para resguardar direitos dos jornalistas profissionais de Mato Grosso do Sul

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul – Sindjor-MS recebeu na última semana, com bastante preocupação, a informação de que profissionais da Rádio CBN Campo Grande foram contaminados, em massa, com o novo coronavírus. A apuração e a confirmação foram feitas imediatamente pela entidade, que solicitou à direção da emissora, na sexta-feira (11), esclarecimentos sobre a ocorrência dos casos que somam mais da metade da redação.

Como representante legítimo de defesa dos direitos e interesses da categoria e dada a urgência do assunto, o sindicato publicou, em seu site e páginas oficiais, reportagem informando a grave ocorrência, haja vista o compromisso e a responsabilidade em garantir que profissionais da categoria tenham os direitos resguardados, o que inclui, naturalmente, nesse momento de pandemia, observar se todos os protocolos de enfrentamento à covid-19 estão sendo cumpridos pelas empresas para preservar a saúde e segurança dos profissionais.

A matéria publicada gerou manifestações favoráveis à ação do sindicato, mas também de desconforto por parte de algumas pessoas que julgaram e condenaram a iniciativa da entidade. Ambos os posicionamentos foram recebidos com serenidade e respeito pela direção do Sindjor-MS, que seguirá trabalhando firme, arduamente e com seriedade na defesa de toda a categoria. É importante enfatizar que o sindicato vem atuando preventivamente desde o início da pandemia, com uma série de recomendações aos profissionais e às empresas para mitigar os casos de transmissão e contágio por covid-19 nos veículos de comunicação e assessorias. Também monitora as medidas adotadas pelas empresas e, em junho, viabilizou junto à Secretaria Estadual de Saúde a testagem para todos os jornalistas da capital, que depois foi estendida aos profissionais também do interior do estado, nos 53 municípios que compõem a base da entidade.

Assim sendo, o Sindjor-MS mantém o seu posicionamento de exigir dos empregadores o cumprimento das normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde. E reafirma o compromisso e a responsabilidade de defender a categoria, que, no cenário atual, enfrenta a baixa remuneração, a sobrecarga de trabalho, as ameaças de redução salarial e demissões, além do risco de contrair o novo coronavírus.

Como já evidenciado, o episódio que envolve a entidade sindical e a empresa de comunicação trata-se do exercício de representatividade do Sindjor-MS na defesa dos direitos fundamentais da categoria previstos constitucionalmente: a saúde, as condições dignas de trabalho, a vida. Portanto, pedir esclarecimentos é apenas verificar a situação apresentada. Dar conhecimento e visibilidade aos fatos checados foi o mínimo que se pôde fazer diante da urgência caracterizada pelo número de casos confirmados na emissora. 

O momento é delicado e o sindicato se posiciona para evitar que mais jornalistas sejam expostos ao risco. Por isso, reforçamos, mais uma vez, a recomendação de que os veículos sigam com as medidas de proteção, liberando parte da equipe para o teletrabalho, reduzindo as entrevistas presenciais e coberturas externas e reforçando pontos de higienização no local de trabalho, bem como o uso da máscara de proteção facial. O Sindjor/MS segue à disposição para dar assistência a todo/a e qualquer jornalista que precisar da entidade, resguardando o sigilo das fontes de informação consultadas em qualquer material por ele divulgado.

(A Diretoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO