O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Sindjor-MS realiza pesquisa sobre condições de trabalho dos jornalistas na pandemia

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) lança nesta quinta-feira (15) pesquisa sobre as condições de trabalho dos jornalistas durante a pandemia. O levantamento tem como objetivo levantar dados mais precisos sobre o assunto, para subsidiar estratégias de promoção de saúde aos profissionais, como a inclusão da categoria nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19.

O questionário abrange vários itens, como por exemplo, se a empresa em que o profissional trabalha adotou medidas de biossegurança, se forneceu equipamentos de proteção individual (EPIs), se houve casos de funcionários contaminados pelo vírus e como a organização procedeu diante do caso, entre outros.

O preenchimento do formulário não exige identificação prévia e leva em torno de 10 minutos para resposta. Responda no link: http://bit.ly/JornalistasPandemia

Vacinação

A entidade, juntamente com o Sinjogran, solicitou no início deste mês à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a disponibilização de vacinas contra a Covid-19 à 1,3 mil profissionais de imprensa de Mato Grosso do Sul. Apesar do titular da Pasta, Geraldo Resende, ter dito inicialmente que a categoria deveria entrar já na próxima leva de pessoas a serem imunizadas no Estado, o Governo do Estado recuou pelo fato dos jornalistas não figurarem como grupo prioritário da vacinação no Plano Nacional de Imunizações (PNI). 

Sensível à solicitação, o Secretário encaminhou ofícios à coordenação do PNI e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), para analisar a possibilidade de ser inserido na pauta para a próxima reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CONASS, CONASEMS e Ministério da Saúde). “Este público [profissionais da Comunicação] tem estado na linha de frente de todas as atividades relacionadas à saúde, com o único objetivo de prestar informações seguras e confiáveis à população, estando, portanto, em hospitais, drives-thrus, locais de coletas de amostras, entre outros”, dizem os ofícios. 

Por tudo isso, a pesquisa será de grande importância para que essa luta, dente outras, seja de fato concretizada. O Sindjor-MS está em contato com outros sindicatos para iniciar uma mobilização nacional. Segundo levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Brasil é o país com mais jornalistas mortos pelo vírus. De acordo com a pesquisa, apenas o primeiro trimestre de 2021 fez mais vítimas do que o ano anterior inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO