O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

quarta-feira, 8 de março de 2023

Sindjor-MS orienta jornalista ameaçado em grupo de redes sociais

O diretor do presidente do Sindor-MS, Walter Gonçalves, e o secretário geral, Gerson Canhete Jara, acompanhado pela assessora jurídica da entidade, Fabiana Machado, estiveram reunidos com o jornalista Tero Queiroz, ameaçado de violência física, assédio moral e crimes cibernéticos por membros do watssap e do Instagram “Ser Policial por Amor”, composto por PMs e simpatizantes da corporação.

Para Walter Gonçalves “a perseguição é decorrente da falta de compreensão dos integrantes do grupo que o papel da imprensa que não é somente de elogiar a ação dos policiais militares do Estado, pois redação de jornalismo não e extensão da assessoria de imprensa da instituição, mas elogiar acertos e criticar erros”.

A assessora jurídica da entidade sugeriu ao repórter que lavrasse boletim de ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) da capital. O objetivo é fazer o registro oficial dos ataques e agregar as demais provas cobrando investigação pelo setor de crimes cibernéticos da Polícia Civil. Outras ações sugeridas foi a solicitação judicial dos cancelamentos das contas em rede social do “Policial por amor”, notificação das ameaças à Corregedoria da Polícia Militar e ao Secretário Estadual de Segurança Pública pelo Sindjor- MS, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa do Interior (Abraji) e ao CAODH (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com deficiência, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Tero Queiroz, vinculado ao site ms notícias, de campo grande, começou a ser perseguido por irmão de policial militar que integra o grupo de watssap e usa perfil falso. O motivo seria uma série de reportagem apuradas pelo repórter e publicado no site de notícias, denunciando a execução de 13 pessoas em bairros periféricos da cidade, a partir de janeiro deste ano, na maioria negros e pobres, suspeitos de crime. Em alguns casos, conforme o repórter, as execuções e acontecem sem disparo ou vestígio de pólvoras nas mãos. (PM provoca matança nas periferias de Campo Grande). Além disso, reclama das dificuldades burocráticas para ter o acesso aos laudos do Instituto Médico Legal (IML), sob a alegação de criar dificuldades para apuração dos crimes suspeitos de execução por policiais.

O repórter passou a seguido no Instagram pelo grupo “Ser policial por amor”, onde há registros das ações de execuções envolvendo policiais militares de MS com o caráter promocional. Na tentativa de desqualificar o trabalho do jornalista, o administrador do perfil faz o seguinte ataque. “Já que a donzelinha asquerosa gosta de expôr nome de policiais envolvidos em confronto, pois o mesmo tomava leite da fonte de um dos vagabundos mortos, vamos retribuir a exposição. Respeitamos SIM jornalistas que prestam um serviço informativo à população, mesmo que as vezes nos desentendemos nas opiniões. Agora um zorba desse formado pelas coxas vir expôr a segurança, a integridade física e a vida de um Policial íntegro só porque o mamazinho diário acabou, não aceitamos.”

 


A denúncia também mereceu duas notas de associações classistas de PMs com a conotação pejorativa e de ataques ao trabalho de jornalista: da Aspra faz o seguinte faz a seguinte menção .

O jornalista conseguiu também imagens (prints) do grupo watssap constando a ameaças e ataques homofóbicos diretos do da página do instagram. (Acrescentar imagem) e por último teve as contas pessoais do Facebook e Instagram bloqueadas, o mesmo acontecendo com a página de facebook do MS Notícias. 


Divulgação Sindjor-MS

Gerson Jara

DRT-MS 027-94


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO