O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

domingo, 16 de outubro de 2016

Sindjor-MS e MIS promovem 'Mostra Cinema e Imprensa', com filmes e debates sobre jornalismo

O vencedor do Oscar de Melhor Filme, 'Spotlight', é um dos filmes a serem exibidos na mostra (Foto - Divulgação)

O Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul) e o MIS (Museu da Imagem e do Som) promovem, a partir desta segunda-feira (17), a Mostra Cinema e Imprensa, que exibirá até a próxima sexta-feira (21) cinco filmes que propõem reflexões acerca do papel do jornalismo na sociedade. Ao fim de cada exibição, um jornalista conduzirá um debate entre os presentes.

O objetivo da mostra é apresentar e provocar na plateia níveis mais aprofundados de reflexão sobre a importância da imprensa e de que forma relacionamo-nos com as notícias. Para tanto, a mostra conta com cinco eixos temáticos, sendo eles o jornalismo popular, política, ética jornalística, jornalismo investigativo e, por fim, credibilidade dos veículos de comunicação.

Quem apresenta a curadoria da mostra é o jornalista e radialista Clayton Salles, ex-presidente do Sindjor-MS, que destaca a importância da parceria do MIS com a entidade sindical. “Essa parceria proporcionou que trouxéssemos debatedores ligados a cada área de discussão que a gente levantou, como jornalismo e poder, política, sociedade, pessoas que vivem esse contexto para proporcionar debates urgentes e atuais sobre imprensa e sociedade”.

Para a atual presidenta do Sindjor-MS, a jornalista Marta Ferreira, a participação da entidade na mostra revela que a gestão 'Ocupa Sindjor-MS' tem preocupação com a formação profissional continuada. "Ver os filmes e discutir sobre eles é uma forma muito interessante de pensar o jornalismo e cada um deles traz a representação, por meio da sétima arte, do que é esse impacto da informação na vida das pessoas. Isso porque além de representar a classe legalmente, também queremos, enquanto sindicato, promover reflexões sobre nosso ofício. E nisso o cinema é uma ferramenta muito importante", explica.

A cada dia de programação, um filme será exibido e um profissional qualificado conduzirá os debates em cada eixo. Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19h, no MIS. Confira a programação completa e os debatedores a seguir.

Serviço: 'Mostra Cinema e Imprensa'. De 17 a 21 de Outubro, no Museu da Imagem e do Som (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar), pontualmente às 19h. Entrada gratuita. Clique AQUI para conferir o evento no Facebook.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Segunda-feira (17), às 19h

O Abutre (2014)
Direção: Dan Gilroy
Drama – 1h57min
Tema: As fronteiras entre a banalização da imagem e o sensacionalismo. (Ellen Genaro, TV Record, que desenvolveu estudo no Mestrado sobre o tema)
Sinopse: Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

Terça-feira (18), às 19h

Todos os Homens do Presidente (1976)
Direção: Alan Pakula
Drama – 2h18min
Tema: Imprensa como fiscalizadora do poder público. (Lígia Sabka, TV Assembleia, trabalhou por muitos anos na TV Morena)
Sinopse: Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

Quarta-feira (19) - às 19h

Boa Noite Boa Sorte (2005)
Direção: George Clooney
Drama – 1h33min
Tema: A força e a importância do âncora no diálogo com o público. (Ginez César, âncora do Bom Dia MS)
Sinopse: Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

Quinta-feira (20), às 19h

Intrigas de Estado (2009)
Direção: Kevin McDonald
Drama – 2h8min
Tema: Ética, quando o pessoal e o profissional entram em conflito. (Marcos Paulo Silva, professor da UFMS, integrante da Comissão de Ética do Sindjor)
Sinopse: Stephen Collins (Ben Affleck) é um ambicioso congressista americano, visto por seu partido como sendo um candidato em potencial para o futuro. Quando sua assistente morre de forma trágica, Cal McAffrey (Russell Crowe), um veterano repórter, é designado para cobrir a história. Juntamente com sua parceira Della Frye (Rachel McAdams) ele passa a investigar o caso, descobrindo uma grande conspiração política.

Sexta-feira (21), às 19h

Spotlight – Segredos Revelados (2015)
Direção: Thomas McCarty
Policial/Drama – 2h9m
Tema: Importância do jornalismo investigativo. (Celso Bejarano, jornal Midiamax, integrante da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas)

Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO