O QUE EU GANHO?

Conheça as vantagens e os benefícios de ser filiado ao SindJor-MS

MURAL DE EMPREGOS

Está em busca de oportunidade? Quer ser encontrado pelo empregador? Confira o nosso mural

DESCONTO EM FOLHA

É a forma mais prática de contribuir com o SindJor-MS. Saiba como

TABELA DE VALORES 2017

O SindJor-MS sugere valores que podem basear acordos entre empresas e trabalhadores

DIRETORIA

Veja quem são os membros da direção do sindicato para o triênio 2013-2016

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Nota de repúdio à censura e ao sucateamento do curso de Jornalismo de UFMS


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) vem a público repudiar as ações de censura e sucateamento contra o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por parte da reitoria.

Dentre os problemas enfrentados estão a suspensão dos sites institucionais e a falta de técnicos para as matérias laboratoriais. Além disso, profissionais do jornalismo contratados de forma terceirizada pela instituição tiveram pagamento de salário atrasado e alguns ainda aguardam o acerto da rescisão.

A formação em nível superior de jornalistas é uma conquista da categoria, sendo o curso da instituição Federal fruto direto da luta sindical. A partir da constituição do curso da UFMS, os profissionais puderam se qualificar, motivando a abertura de cursos em outras instituições,  ampliando o mercado de atuação em Mato Grosso do Sul e fortalecendo o acesso à informação.

Conforme divulgado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor), curso conta com quatro sites suspensos, sendo eles o institucional; o Primeira Notícia, portal jornalístico referente à disciplina de ciberjornalismo; o Projétil, jornal laboratório do curso e o site de Fotojornalismo.

O pretexto da reitoria para a retirada dos sites do ar é o de que os mesmos estariam infringindo a Lei Eleitoral. Porém, não existe na legislação a proibição de que sites jornalísticos não podem ficar no ar durante o período de eleições. Pelo contrário, a liberdade de imprensa é uma das bases da democracia, garantindo ao cidadão o direito fundamental à informação relevante e verídica. 

Portanto, por trás dessa decisão arbitrária que se apresenta como “mera interpretação da lei”, está a tentativa de censura ao exercício jornalístico, em desrespeito a preceitos constitucionais do Estado Democrático de Direito. 

Além disso, tais decisões dificultam o ensino, uma vez que grande parte das atividades laboratoriais do curso estão em risco, impedindo o que é uma exigência das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Jornalismo no Brasil: o aprendizado prático. Cumpre ressaltar que não só os sites, mas outras disciplinas, como Laboratório de Radiojornalismo e Laboratório de Telejornalismo estão também prejudicadas pela ausência de técnicos para auxiliar os estudantes nas atividades. 

Com mais de 30 anos de existência, o curso de Jornalismo da UFMS representa o compromisso com a sociedade, a informação verdadeira e de qualidade; mais do que essenciais em momento de ascensão do autoritarismo no País; sendo assim, um dos pilares  de sustentação da democracia.

É lamentável que uma instituição de respeito, mantida com recursos públicos e casa de tantos intelectuais e pesquisadores renomados, adote atitudes de desprezo ao diálogo com a comunidade acadêmica e com a falta de transparência com a sociedade que a mantém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) é uma entidade representativa da categoria em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região Sul do estado, sob domínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran). O SindJor-MS está registrado sob o CNPJ nº 15.570.575 0001/17

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Atendemos pelo e-mail sindicatojorms@gmail.com.

ÁREA DE ATUAÇÃO